terça-feira, 8 de julho de 2008

Revolta da Vacina - Terceirão


No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil. Estava crescendo desordenadamente. Sem planejamento, as favelas e cortiços predominavam na paisagem. A rede de esgoto e coleta de lixo era muito precária, as vezes inexistente. Em decorrência disto, dezenas de doenças se proliferavam na população. Vendo a situação piorar cada dia mais, o então presidente Rodrigues Alves decide fazer uma reforma no centro do Rio, implementando projetos de saneamento básico e urbanização. Ele designa Oswaldo Cruz, biólogo e sanitarista, para ser chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, que juntamente com o prefeito Pereira Passos, começam a reforma.
A reforma incluía a demolição das favelas e cortiços, expulsando seus moradores para as periferias. Com a aprovação da Vacinação Obrigatória, que obrigava as pessoas a serem vacinadas a situação piorou. A população começou a fazer ataques à cidade, destruir bondes, prédios, trens, lojas, bases policiais, etc. Mais tarde, os cadetes da Escola Militar da Praia Vermelha também se voltaram contra a lei da vacina. A revolta popular fez com que o governo suspendesse a lei, não sendo mais obrigatória. Para finalizar a rebelião, Rodrigues Alves coloca nas ruas o exército, polícia e marinha.Ao final da revolta, o governo recomeça a vacinação da população, tendo como resultado a erradicação da varíola na cidade.



23 comentários:

prof. márcia helena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ANAIANE disse...

1) As pessoas devem se conscientizar e não jogar lixo nos terrenos baldios, porque haveria acúmulo de lixo que levará a criação de mosquitos, ratos e baratas além do mau cheiro. Para que isso não aconteça as pessoas devem ter respeito e jogar lixo no lixo e não nos terrenos abandonados.


2) A vacinação era obrigatória, feita por funcionários que não tinham muito tato para lidar com as pessoas, além disso, atestado de vacinação fornecido, mediante pagamento, por médicos privados era exigido para obtenção de emprego. Havia a oposição política não pequena, ao governo federal. Por ultimo, mas não menos importante, o serviço de saúde pouco se comunicavam com a população, de modo que circulavam boatos assustadores sobre a vacina, que sendo extraida da vaca deixaria a pessoa com cara de bezerro.


5) A conlusão que se chega é que os principais surtos de doenças do país e do mundo são causados na maioria das vezes pela própria população, que em muitos casos não ajudam a previnir e tão pouco a controlar a sitiuação, temos grandes exemplos atuais a DENGUE, DST, AIDS e outras grandes epidemias como a COLERA e a PESTE NEGRA entre outras.

Prof. Simone disse...

Prof Maercia Helena, parabéns pela iniciativa de levar seus alunos a participarem do blogger. Além disso, o blogger está muito legal.

familia disse...

Olá Marcia, que legal muito interessante seu blogger e mais interessante é o envolvimento dos alunos. Que legal o trabalho da Escola sobre os Estudos Regionais, parabéns. Que bom ver que os jovens se envolvem pra valer na questão da pesquisa e do fazer propriamente dito, pois toda ação provoca uma intervenção, e na disciplinas de história e geografia onde tem muito de abstração, exigindo imaginação, criatividade e estudo acho fantástica as atividades práticas. PARABÉNS E SUCESSO A TODOS.
Rita Terezinha Fazolo
Supervisora de Educação Superior
GERED? PAlmitos SC
( Irmã da Profe. Marcia)

Jéssica Fagundes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jéssica Fagundes disse...

A revolta da vacina, ocorrida em novembro de 1904, teve como principais motivos as medidas autorit�rias assumidas no projeto de higieniza�o e exterm�nio da var�ola, desenvolvido pelo m�dico Oswaldo Cruz, que foi marcado por demoli�es de casar�es e corti�os e pela vacina�o obrigat�ria.
O objetivo do governo, com a destrui�o das resid�ncias, era de construir estradas mais largas e com saneamento b�sico, permitindo a higieniza�o da cidade. Por�m, apenas medidas como esta n�o seriam suficientemente capazes de prevenir a var�ola, por isso, foi desenvolvida uma vacina, que a popula�o se recusou a tomar, por temer seus efeitos colaterais.
A causa do conflito, portanto, foi, em sua maior propor�o, devido � falta de informa�o oferecida ao povo. A doen�a da �poca, contudo, foi exterminada, pois as medidas de vacina�o foram retomadas.
Ap�s todos esses acontecimentos, ainda hoje observa-se a presen�a de epidemias no Brasil e no mundo, como por exemplo a ocorr�ncia de dengue no Rio de Janeiro.
Entretanto, diante de todo o acesso � informa�o que as pessoas obt�m atualmente, diferentemente do passado, n�o obstante h� falta de consci�ncia, de algumas partes, para a manuten�o de uma vida saud�vel e imune a doen�as relativas � neglig�ncia higi�nica.

J�ssica Fagundes e Charlene
305

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Por que ainda há epidemias no Brasil?

Em pleno século XXI, o Brasil se deparou com uma epidemia de dengue, onde muitos adoeceram e outros morreram. É uma doença provocada pela picada do mosquito Aedes Aegypti ( o mesmo transmissor da febre amarela).
Na zona rural e nas periferias das grandes cidades, sofrem não só com a dengue, mas também com outras doenças infecciosas e parasitárias, em função das péssimas condições de higiene, a falta de água tratada e o deficiente sistema de esgoto nas regiões norte e nordeste do Brasil. Os motivos que vem causando esses problemas são:
●A negligência por parte dos governantes- por causa de tanta corrupção, o dinheiro destinado a obras de saneamento básico e saúde não chegam, causando assim, muitos transtornos.
●A falta de interesse por parte da população- as pessoas ainda persistem em jogar lixo nas ruas, nos lagos, nos rios...Criando locais propícios ao desenvolvimento de novas pestes e só se dão conta do prejuízo quando estão enfermos.
A cura para a saúde brasileira resume-se na elevação gradativa do investimento per capita na saúde do Brasil e, principalmente, fazer com que a maior parte do dinheiro do SUS fique no sistema público em vez de ser desviado para os provedores privados, o que multiplica as oportunidades para a corrupção.

Unknown disse...

Por que ainda há epidemias no Brasil?

À maioria das pessoas, acham que nunca acontecerá com elas, de pegar alguma doença e acabar espalhando para outras pessoas, que muitas vezes não estão protegidas também por uma vacina ou até mesmo por precaução que todos podemos ter, para não ocorrer às epidemias que fazem mal as pessoas que nelas pegam, e ás famílias das vítimas por causa de algo que alguém não se importou, uma outra pessoa que não tinha nada haver, morreu sem culpa. Devíamos ajudar uns aos outros, e não pensar que sou só mais um nesse mundo e não farei diferença.

Alunas: Priscila / Andreza 304

Leandro disse...

Por que ainda há epidemias no Brasil?

No século XX, a industrialização e conseqüente aumento do lixo industrial, o significativo crescimento populacional, a urbanização descontrolada favoreceram o aparecimento de epidemias. Continuam insuficientes os recursos alocados à prevenção das mesmas. Apesar de cada vez mais políticos reconhecerem publicamente o problema das epidemias, raramente o governo dedica recursos suficientes para se empreender uma ação eficaz contra as epidemias.
A dengue é uma delas, que está preocupando as autoridades, que fazem o possível para tratar o problema, que já se alastra por todo o Brasil, apenas alguns Estados se salvam dessa terrível epidemia que está matando muitas pessoas inocentes.

Alunos: Leandro/Marielli - 304

giliard_gomes_818 disse...

Porque ainda existe epidemias no Brasil?
R: Tem vários fatores que contribuem para que as epidemias existam, Ex:
Um deles é o governo, que poderia fazer mais Campanhas para concientizar as pessoas e também melhorar a situação de vida dos brasileiros, fazendo encanamentos, esgotos e coletar lixos em todos os lugares. Assim, as pessoas também poderiam ajudar a combater as epidemias fazendo a sua parte, não poluindo e deveriam evitar que as doenças se desenvolvam e se agravem. E quando o governo por a mão na consciência de que tem que fazer algo para melhorar o pais o povo tem que participar fazendo a sua parte!
Alunas: Franciele e Camila Maria 304

Unknown disse...

Acredito que a maior parcela de culpa seja dos governantes pela falta de política preventiva, mas penso que as pessoas possuam uma parcela significativa também... O problema maior é que não basta ser preventivo se não tiver saneamento, saúde descente e etc.

(Gabriel Cândido 304)

o outro gabriel disse...

Grande parte da culpa é do governo que não dá a informação necessária para o povo e cria poucas medidas de prevenção, todavia também há muita leviandade (to falando bonito hein...) da parte da população que muitas vezes não procura cuidar do meio em que vive.

Gabriel Vitor 3º 04

LF disse...

Uma boa parte da culpa seria dos governantes, que não fazem campanhas preventivas e nem alertam a população sobre tal epidemia e como se prevenir dela. Outra grande parte seria por culpa da própria população, que não se preocupa direito com o lugar em que vive. E há casos como o de um conhecido meu por exemplo (prefiro não citar nomes), que, com medo de tomar a vacina contra rubéola, alegou para todas as enfermeiras que foram lhe oferecer a vacina, que já a tinha tomado. Então perguntei pra ele por que ele não iria tomar, ja que corria o risco de pegar a doença, então respondeu: "Todo mundo já tomou a vacina, já estão todos imunizados, por que eu teria que tomar?". Sendo assim acho também que tem pouca preocupação da população com referencia a esse assunto, como no caso da dengue por exemplo, quantas pessoas se conhece que realmente colocam areia nos pratinhos dos vasos, ou que viram todas as garrafas de cabeça para baixo, ou q se preocupam sempre em verificar se existe água parada em casa?

LF disse...

PS: o dai de cima é do Luiz Fernando da 304 :P
e foi no prazo hein
era até sexta-feira, ou seja hoje.

beeeijo professoora quiriida

Unknown disse...

Acho que a culpa das epidemias no Brasil é das pessoas,porque existem
muitas propagandas e orientações de como se prevenir de doenças,de dengue etc.
As pessoas devem se conscientizar mais sobre esse tipo de coisas, separando o lixo, naum deixando aguá parada pro mosquito da dengue ter chance de se infiltrar ali,não poluindo o ambiente do seu bairro jogando lixo no chão e em terrenos baldios, e muitas outras coisas que a humanidade sabe que deve ser feita mais não se intereçam e não estão nem ai, ai quando começam a surgir as doenças e o retorno dos seus devidos atos elas colocam a culpa no prefeito ou no governo,não que o prefeito seje lá aquela pessoa 100% mais o começo para uma saúde melhor e para combater a essas epidemias tem que partir primeiro da sociedade.

Unknown disse...

Franciane Bianca Airoso
da 304 ali em cima.

beeijo soora ;*
sdfhudsfh

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Ainda existem epidemias no Brasil por diversos motivos, em primeiro lugar a falta de saneamento básico em algumas regiões;
A falta de cuidados das pessoas que mesmo sabendo a importância de não deixar água parada, por causa da proliferação do mosquito da dengue, ainda assim deixam os mosquitos livres para procriarem o quanto querer sem se preocupar com o dia de amanha;
Existir também pessoas que não tomam vacinas ...seja por medo ou relaxamento, de qualquer maneira temos o exemplo da campanha de vacinação contra rubéola que no dia 7/09, faltando apenas 5 dias para o fim, imunizou apenas 67,73% da meta que era de 70 milhões de pessoas.
Concluindo as epidemias acontecem simplesmente pela falta de cuidado das pessoas, que na maioria das vezes pensam que de braços cruzados vão mudar o mundo.


Lucimara Cardozo Loch 305

Unknown disse...

°Os projetos de reurbanização da cidade do Rio de Janeiro feita no governo de Rodrigues Alves não levaram em concideração os intereces da população mais carente
Outro fator que ajudou a desencadear o movimento foi a desinformação sobre os efeitos da vacina. Setores militares se aproveitaram para organizar uma oposição ao governo dos cafeicultores paulistas. Depois de uma semana de rebelião, com várias mortes, as forças federais assumiram o controle em 16 de novembro de 1904
A principal razão da revolta foram as condições de miséria que as elites dominates impunham à população.
°Hoje em dia deve existir uma conciêcia ética a ser seguida pelas pessoas, que por não acreditar que pode acontecer consigo acabam não adotando medidas simples como: selecionar o lixo, não joga-lo em locais desapropriados; ter cuidado com latas, pneus e garrafas para que não acumulem água parada etc.
O governo não é o principal culpado como dizem por aí, e sim a própria população. A questão da vacinação, hoje, é muito aberto as informações sobre as vacinas e as doenças, em geral; Revoltas como aconteceu antigamente, acreditoeu, que não acontecerá mais como a da "revolta da vacina".
parabens pelo blog professora, está muito legau! abraço

Thyago augusto, 305

Unknown disse...

A Revolta da vacina, ocorrida em 1904 quando Osvaldo Cruz passou a chefiar o trabalho da saúde pública no combate às epidemias tomando então três frentes:
1ªEXTERMÍNIO DE RATOS: com intensão de acabar com a peste bubônica;
2ªCOMBATE A MOSQUITOS: para diminuir o número de pessoas infectadas pela febre amarela;
3ªVACINAÇÃO: contra varíola.
Apesar de ter sido algo necessário, a maneira autoritária com que o governos tratava a população carioca causou revolta surgindo a revolta da vacina.
O governo tornou a vacinação uma lei,surgiram boatos de que a vacina prevenia mas podia também causar doenças, isso gerou muito pânico entre as pessoas,ao fim muitos inocentes acabaram julgados e condenados.

Unknown disse...

Em pleno século XX, o rio de Janeiro que na época era capital, sofria com graves problemas de saneamento basico...Com isso obviamente se proliferaram muitas doenças e epidemias.O governo teve que tomar medidas para que essas doenças não se espalhassem cada vez mais.decidiu destruir prédios e cortiços velhos. As pessoas que moravam ali ficaram sem ter onde morar e tiveram que ir para "favelas".A população jah estava revoltada e confusa com tudo isso.A brigada sanitaria juntamente com policiais tiveram que ir as casas vacinar a força as pessoa que resistiam..
As pessoas sairam as ruas quebrando e depredando lojas, e predios..
Hoje, a situação de saneamento basico em alguns lugares são até precarias, mas temos muita conscientização da parte da população do mundo inteiro, com o incentivo tanto do saneamento basico, quanto á necessidade que temos de nos vacinar, que é a prevençaõ de muitas doenças.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.