segunda-feira, 30 de março de 2009

"O Capital de consolida e muda de mãos"

Texto do livro didático História - Uma Abordagem Integrada de autoria de: Nicolina Luiza de Petta, Eduardo Aparicio Baez Ojeda e Luciano Delfini. Pgs. 122,123 e 124.
Sobre o sugimento de novas potências econônimas: Inglaterra e Holanda. A consolidação do capitalismo e do poder internacional das novas potências fazem parte de um contexto histórico que é minuciosamente analisado. Conforme o sociólogo alemão Max Weber no livro A ética prostestante e o espírito do capitalismo, Reforma Protestante influenciou a consolidação do capitalismo. Naquele momento, o catolicismo representava um entrave para o pleno desenvolvimento dos negócios capitalistas, pois condenava a usura e o lucro e insistia na aplicação do preço justo.Como o objetivo de toda transação capitalista é o maior lucro possível, a situação da burguesia no mundo católico era delicada; já as religiões protestantes consideravam justo uma pessoa enriquecesse por meio de seu trabalho. Ao valorizar a riqueza oriunda dessas atividades, ao retirar do lucro a condenação religiosa, a ética protestante deu respaldo ideológico-religioso que garantiu a consolidação do capitalismo e acelerou seu desenvolvimento. Outros pontos importantes discutido no texto são: os metais americanos e a revolução dos preços. Porque os preços sobem quando não existe escassez de mercadorias? e Banqueiros e Mendigos

Atividade desenvolvida em grupo com as turmas de Segundas Séries (203,204,205,206,207 e 208) de Ensino Médio.
1a aula- Leitura e Análise do texto.
2a aula - Debate em sala (grande grupo)
3a aula - Producão de texto (máximo de 20 linhas)
4a aula - Postagem do texto neste blog.

79 comentários:

Suelen, Camila, Geiziele, Juliana. disse...

Na Época moderna a sociedade Ocidental teve várias mudanças, uma dessas é chamada de transição do Feudalismo para o Capitalismo.O que contribuiu para o fortalecimento do sistema Capitalista foi a reforma protestante, que não condenava o lucro a partir do trabalho (vendas de mercadorias).Já a igreja Católica condenava,então os burgueses e poderosos passaram a ser seguidores da Reforma. Na fabricação de moedas era usado ouro e metais,quando estes faltavam, eram diminuidos a quantidade de metais nas moedas, sendo assim as moedas se desvalorizavam. Quando tinha muito metal nas moedas elas também eram desvalorizadas pelo excesso de metais no mercado. Com a redução do metal o seu valor de troca diminuia.
Na consolidação do capitalismo os banqueiros se tornaram muito poderosos e os mendigos cada vez mais miseráveis. Havia sim muita riqueza em circulação, mas não para todos, quem tinha dinheiro fazia bons negocios aumentava seu capital. Os pobres tentavam sobreviver atravez do trabalho quando se podia ter um, como muitos pobres procuravam trabalho de mão de obra o salário deste trabalho sofria desvalorização.

Monique e Thais-203 disse...

A época moderna teve profundas modificações que é chamada de transição do feudalismo para o capitalismo.No século XVII a hegemonia econômica exercida pelo reinos ibericos durante o século XVI transferiu-se para duas novas potências:Inglaterra e Holanda.
A consolidação do capitalismo e do poder internacional das novas potências fazem parte de um contexto historico,que conforme o sociólogo Max Weber,no livro"A ética protestante e o espírito do capitalismo,a reforma protestante influenciou a consolidação do capitalismo.
O catolicismo representava uma entrave para o desenvolvimento dos negocios capitalistas,pois condenava a usura e o lucro insistia na a aplicação de preços justos,importância suficiente para garantir a sobrevivência,dessa forma,não era possível aumentar o capital obtendo lucro com a venda da mercadoria.
Como o objetivo de toda transação capitalista é o maior lucro possível,a situação da burguesia no mundo católico era complicada,porque as religiões protestantes achavam justo que uma pessoa ficasse rica por meio de seu trabalho.

Ana Carolina, Karine, Fernanda.203 disse...

A consolidação do capitalismo ocorreu através da transferência do poder de dois reinos católicos para dois reinos protestantes, porque o catolicismo não aceitava a obtenção de lucros. Já as religiões protestantes consideravam justo enriquecer por meio do seu trabalho. Conseqüentemente houve a transição do feudalismo para o Capitalismo.
A falta e o excesso de ouro(Metal Amoedável) no mercado, causava a impressão de que os preços estivessem subindo,mais na verdade ocorria a desvalorização da moeda.
Os banqueiros eram pessoas muito poderosas, pois, toda façanha política dependia dos empréstimos que eles concediam. Reis, Imperadores e Papas tornaram-se seus devedores, portanto a situação se inverteu: antes a burguesia necessitava do poder político para pôr em prática seus planos econômicos, depois os Monarcas é que precisavam do dinheiro dos capitalistas.
Os mendigos eram pessoas que não conseguiam obter lucro, simplesmente não faziam parte do grupo de Banqueiros e Comerciantes.

Felipe Zimmermann, Jose Afonso Da Silva Junior 2°3 disse...

No século XVI, os preços das mercadorias na Europa eram instáveis devido ao excesso ou à escassez de metais preciosos presentes nas moedas circulantes.
A reativação do comércio em uma Europa fragmentada em reinos, ducados, condados etc, tornou necessário o trabalho dos banqueiros, ou comerciantes de dinheiro, que trocavam moedas, faziam empréstimos garantiam transações comerciais e financeiras. Os bancos e os banqueiros tornaram-se então, elementos fundamentais no sistema capitalista, situação que perdura até a atualidade.
Até hoje, o capital continua produzindo riqueza.

Gislaine, Alexandre e Bruno Turma: 203 disse...

Foi uma época de um longo período, aonde a sociedade ocidental sofreu profundas modificações. Passando do sistema capitalista para o protestante. Max Weber um filósofo alemão escreveu um contexto histórico sobre a passagem de tais sistemas, no qual tinha uma tese: que era aonde o ser humano poderia "nascer" pobre e enriquecer com o seu trabalho, já para os capitalistas, eles não tinham o direito de enriquecer com a sua própria mão-de-obra e para a igreja era pecado pensar em luxúria. Até o século XVI eram comuns e periódicas as crises econômicas provocadas pela escasez de metais amoldáveis. E a falta de metal. Quando o capitalismo se firmou, os banqueiros acabram ficando ricos e poderosos juntamente com os comerciantes, e o povo trabalhava quando tinha trabalho e tentava ganhar alguma coisa.

Stephanie, Vanessa Caroline e Marta 2º 3 disse...

A Época Moderna foi a transição do Feudalismo para o Capitalismo, a partir o século XVI á XVII.
O Capitalismo não aceitava a obtenção de lucros dos trabalhadores, pois achava que era pecado as pessoas viverem numa vida mais luxuosa e insistia para que acrescentasse um lucro mínimo. Já as religiões protestantes consideravam justo que uma pessoa enriquecesse do seu trabalho. Portanto, para Max Weber a reforma protestante ajudou a consolidação do capitalismo, pois o principal motivo foi o enfraquecimento da Igreja Católica.
No começo do século XVI era comum a procura por metais preciosos. Com a falta e o excesso de metais amoedáveis no mercado tinha-se a impressão de que os preços subiam, mais na verdade era o pouco volume de moedas que circulava. Ficou claro para o Capitalismo, que o valor em metal tem sua função quando não falta e não excede.
A consolidação do Capitalismo, trouxe como principal fonte o "dinheiro". No Capitalismo há uma grande divergência; os banqueiros eram elementos fundamentais na sociedade, porque eram eles que concediam empréstimos para façanhas políticas e aqueles que não produziam riquezas eram classificados como Mendigos.

Liliane,Simonica e Vanessa Buss. disse...

A palavra consolidar quer dizer se fundamentar, firmar, ou seja, olhando do ponto de vista do texto quer dizer que a partir desse momento sabe-se o que é capital,dinheiro.O sociólogo alemão Max Weber soube exprimir bem isso no livro A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo,a Reforma protestante influenciou a consolidação do capital,até aquele momento quem tinha capital era a igreja, que dizia que obter lucro era pecado e que deveria produzir só o necessário a sobrevivência enquanto que os protestantes achavam justo enriquecer pelo trabalho, a ética protestante deu apoio ideológico-religioso que ajudou na consolidação do capital e acelerou seu desenvolvimento fazendo com que houvesse a transferência do capital de dois países católicos para dois países protestantes.Era frequênte crises por falta de metais amoedáveis ou então quando havia de mais,os capitalistas decidiram que não deveria faltar nem sobrar.Tinha-se a impressão de que os preços subiram mais na verdade foi o dinheiro que perdeu o valor.E houve nesse período a formação de comerciantes chamados banqueiros cuja mercadoria e o dinheiro, se tornaram poderosos pois as conquistas de um reino dependiam dos empréstimos,o capital financeiro dessa forma se mundializou; mas nem todos eram banqueiros havia atividade mercantil.Quem tinha dinheiro fazia bons negócios e os outros trabalhavam, quando havia algum, fazendo com que a falta de trabalho gerasse muitos mendigos.

207 -Nataĺia, Andréia, Cristiano e Cinthia. disse...

A Época Moderna foi um longo período no qual a sociedade ocidental sofreu profundas modificações que correspondem para grande parte dos estudiosos a chamada transição do feudalismo para o capitalismo como objetivo de toda transação capitalista é o maior lucro possível a situação da burguesia no mundo católico era delicada. A falta de ouro, por exemplo, obrigava os governos a diminuírem a quantidade do metal usado na produção de moedas, que passavam, dessa forma, a valer menos, apesar de ter estampado em sua face o mesmo número. A economia sustentada no peso dos metais derivou no Metalismo, de tanto procurar, os europeus encontraram toneladas de metais amoedáveis, explorados pelos espanhóis nas colônia da América. Quando a moeda continha uma quantidade maior de ouro, seu valor de troca eram maior e com ela obtinham-se mais mercadorias. Os banqueiros tornaram-se poderosos porque as grandes façanhas políticas dependiam dos empréstimos que concediam.

Liane, Tayane e Soleni 207 disse...

A Época moderna foi um longo período no qual a sociedade sofreu grandes modificações que ocorreu a chamada transição do feudalismo para o capitalismo.
Até o começo do século 16 eram comuns as crises econômica provocadas pela escassez de metais amoldáveis,a falta de ouro obrigava os governos á diminuir a quantidade de metal usado na produção de moedas que passava dessa forma a valer menos.
A flutuacão dos preços está diretamente relacionado com o valor das moedas corresponde ao valor do metal,quando a moeda continha uma quantidade maior de ouro seu valor de troca era maior.A impressão era de que os preços aumentava mas na verdade era o dinheiro que perdia o valor.
A consolidação do capitalismo foi também a consolidação do poder de um tipo de comércio diferente,os barqueiros,eles passaram a ter mais poder,pois era eles que liberavam o dinheiro para guerras entre reinos,sucessão real e conquista de impérios.

Katiane e Shaiany 207 *--* disse...

Entendemos que no século XVI a falta de ouro fez com que os governos diminuíssem a quantidade de metal usado na fabricação de moedas,ou seja, se uma moeda de uma libra tinha uma certa quantidade de ouro, se essa quantidade fosse diminuída ela continuaria
com o mesmo valor estampado, mais compraria
menos mercadoria,isso quer dizer que o valor do ouro não seria o mesmo,ficando conhecida como a desvalorização da moeda, a impressão é a de que os preços tinham aumentado,mais foi o dinheiro que perdeu o valor.

Mayara Sales,Ilton série 207 disse...

No século XVII, a henomica econômica exercida pelo os reinos ibericos durante o século XVI que transferiu-se para duas novas potências como a Inglaterra e a Holanda.Foram os subetodos mercados grandes proprietários da terra.
Os metais começou no século XVI que era comuns e periódicos as crises economias pelas escassez o metal também é usado para produções de moedas que dessa forma passou a ter mais valor.
A pergunta que todos fazem os preços sabem quando não existe de mercadorias?Os preços esta sempre relacionado no valor do dinheiro.Que a desvalorização da moeda por não ter a mesma quantidade de ouro que possuía.O banqueiro tornou muito poderoso por suas grandes fazendas políticas,no capitalismo tinha no entanto a sua contrapartida que tinha muito valor nesse mundo.
Mas mesmo assim a metade da população que é 25% eram mendigos como os preços dos trabalhos não conseguia a evolução dos preços das mercadorias,muitas pessoas que estao em um emprego não ganhavam o suficiente para sustentar sua família em condições razoáveis.

BELIRIO,IGOR,RODRIGO S,DIEGO,MILTO disse...

Com a chegada e consolidação do capitalismo,começaram a surgir os metais amoedáveis,que passaram a ser usado na cunhagem de moedas.A entrada de ouro e prata em grandes quantidades revelou uma outra fase do capitalismo:o excesso de metais pode ter o mesmo efeito da escassez -o aumento dos preços das mercadorias.com excesso de metais,o aumento de preço provocou uma desvalorização do metal devido a saturação do mercado(com o aumento de ofertas de metais, seu valor tende a cair).Esse aumento ficou conhecido como revolução dos preços.
Os banqueiros tornam-se poderosos por causa da política os banqueiros,fazem empréstimo e os reis,papas,e imperadores tornam-se seus devedores.
Havia muita riqueza nessa região, mas a população não se básiavan-se somente em comerciantes e banqueiros e as pessoas que não faziam parte deste grupo não tinha como viver.

Bruna Brandino, Bruna Maestri, Elisiane, Camila, Danielli Peixoto, James. 207. disse...

No século XVII, ocorreu uma mudança para a sociedade ocidental, que é a passagem do feudalismo para o capitalismo.E no mesmo século o poder econômicos reinos Ibéricosforam tranferidos para duas novas potências, Inglaterra e Holanda.
Havia dois grupos: os mercadores e os banqueiros, os mercadores eram os proprietários das terras a usavam de forma capitalista,e os banqueiros são as pessoas que fazem parte da buguesia.
No século XVI era muito comum as crises da econômia pelo fato da escassez de metais amoedáveis. Os grandes países dominavam a maioria dos valores pela sua forte potência, como a maioria das mercadorias estavam nas mãos dos capitalistas e eles faziam o possível para que não o dominassem.
No século XVI os preços das mercadorias, na Europa eram estáveis ao excesso ou escassez de metais preciosos presentes nas moedas circulantes.
Os Banqueiros são os comerciantes que tornam o dinheiro poderoso. Os mendigos são as classes mais baixas, sendo assim, quem está no poder (banqueiros) é quem comanda o capital para que os mendigos não tomem posse. Até hoje o capital continua produzindo riquezas e, assim como no século XVII, a pobreza reinou.

Silvana,GISLENE,aLESSANDRA,Rodrigo Mafra 207. disse...

Naquele tempo a igreja católica era uma pedra no caminho do capitalismo.
Ela condenava a usar o lucro e ensistia na aplicação do preço justo.
A reforma protestante contribuiu para a consolidação do capitalismo.
A príncípio as moedas valiam apenas pelo seu peso,depois ela passou a valer pela sua cunhagem.
Com a entrada do ouro e a prata em grande quantidade no mercado europeu revelou uma outra face do capitalismo efeito da escassez.
Diante da escazes do ouro o governo diminuiram a quantidade do metal nas moedas.
Quem tinha capital fazia bons negocios, os demais restava apenas o trabalho quando erapossivel ter um.

Mike, Keli, Marcelo, Jucyara. 207 disse...

A reforma protestante influenciou a consolidação do capitalismo, pois o catolicismo era uma pedra no sapato dos negócios capitalistas, pois queriam a aplicação do preço justo onde eles não lucravam na venda de produtos, não aumentando o capital. As religiões protestantes apoiavam o capitalismo que o consolidou acelerando seu processo. O século 16 e 17 foi marcado pela passagem de dois reinos católicos para dois protestantes.
Com a diminuição do metal nas moedas elas passaram a valer menos. A desvalorização da moeda tornava o uso de mais moedas para comprar o mesmo produto. A escassez do metal fazia seu valor aumentar quando foi encontrado em abundância seu valor caiu. Não devia faltar metais, mas não podia ter em quantidade exagerada.
O valor da moeda dava- se de acordo com a quantidade de metais que ela tinha. Quando o dinheiro perdia valor tinha- se a impressão de que o preço do produto havia subido.
Com a consolidação do capitalismo surgiu uma classe rica de comerciantes e banqueiros pois as grandes façanhas dependiam de seus empréstimos, assim, Reis eram seus devedores. A outra classe chamada de mendigos não tinha dinheiro nem pra seu sustento pois tinha muita mão- de- obra e o salário era desvalorizado não tendo dinheiro nem para seu sustento.

Elvio, Jonatha, Lucas. 2º08 disse...

Portugal Espanha eram até o século XVII as duas potências do mundo, pois tinham uma grande riqueza, ouro, prata etc...
Até então surgiu a Inglaterra e Holanda no século XVI que fortaleceu sua economia com suas industrias e começou a exportar mais doq importar, sem Portugal e Espanha perceber.Com isso Portugal e Espanha perderam o posto de maiores potencias do mundo, para Inglaterra e Holanda.
Naquela época a igreja católica condenava aquelas pessoas q tinham lucro no seu comercio, resumindo por parte da igreja catolica o lucro era crime.Com isso surgiu a igreja protestante q n condenavam as pessoas q tinham lucro com seu comercio, essa época ficou conhecida
como a "Ètica Protestante".
No século XVI era comum as crises economicas causadas pelas escassez de metais amoedaveis, com isso o governo começou a controlar a fabricação de moeda para n ter mais e nem menos percorrendo no mercado.
Os banquieros comçaram a ficar mais ricos dos que os proprios Reis, governantes, etc. Por causa das grandes façanhas politicas, dependiam do emprestimo dos banqueiros, nesta epoca quem tinha dinheiro fazia melhores negocios e ficava cada vez mais ricos e os demais restava a sobrevivencia do seu trabalho quando era pocivel se ter um trabalho, este periodo ficou conhecido como a idade dos mendigos.

Amanda,Bruna,Daiane,Joseelli,Pamela Regina 208 disse...

-A sociedade ocidental sofreu profundas modificações à chamada transição do feudalismo para o capitalismo.A reforma Protestante influenciou a consolidação do capitalismo.Como o objetivo de todas transação capitalista é o maior lucro possível a situação da burguesia no mundo católico era delicada:Já as religiões protestantes consideravam justo que uma pessoa enriquecesse por meio de seu trabalho.Não foram evidentemente todo os trabalhadores que enriqueceram com o seu trabalho,como suponha a ética protestante;foram sobretudo,os mercadores os grandes proprietários de terras que as usavam de forma capitalista e os banqueiros,ou seja,as pessoas que formavam a burguesia.
No século XVI eram comuns e periódicas as crises econômicas provocadas pela escassez de metais amoedaveis.Os capitalista perceberam então que os metais em circulação deveriam ter um volume controlado,não deviam faltar,mas também não podiam circular em quantidade
exagerada.a

Elza, Jessica de liz e Katia. disse...

A época moderna foi um longo período no qual a sociedade ocidental sofreu profundas modificações que correspondem para grande parte dos estúdiosos, á chamada transição do feudalismo para o capitalismo.
Como o objetivo de toda transação capitalista é o maior lucro possível, a situação da burguesia no mundo católico era a delécada, já as religiões protestantes consideravam justo que uma pessoa enriquecesse por meio do seu trabalho.
A economia sustentada no peso dos metais derivou no metálismo, política que defendia o entesouramento de barras de metais precíosos e a busca intensa desses metais.
O poder crescente dos banqueiros releva que a relação entre capital e o poder político começava a se inverter.
O enriquecimento dos capitalistas tinha, no entanto, sua contrapartida. Havia muita riqueza em circulação, mas a população do mundo não se componha apenas de comerciantes e banqueiros.
As estimativas do número de mendigos nós grandes centros, durante os séculos xv1 e xv11, imprecionam. Em Paris, por exemplo, 25/ da população eram de mendigos. Na Holanda, o número de mendigos cresceu tanto que os chamados homens de bem organizavam milícias para combater os desabrigados.

THAYS REGINA ,EMILY,ANAIHARA E RICARDO 208 disse...

No século 16 a economia exercida pelos reinos Ibéricos transferiu-se para duas novas potências ; Inglaterra e Holanda. Isso aconteceu porque enquanto Portugal e a Espanha estavam em acentuado declínio ,os ingleses e flamengos fortaleciam suas economias,com isso acabaram lançando as bases de seus impérios coloniais ancorando-se com mias competência nos pressupostos do mercantilismo.isso foi a consolidação do capitalismo.
No começo do século 16 devido as crises pela escassez de metais amedoaveis,a falta e ouro e metal que eram usados na produção de moedas,o governo foi obrigado a diminuir a quantidade de metal provocando assim a desvalorização das moedas que visto de outro ângulo,tem-se a impressão de que os preços das mercadorias haviam subido
A atividade mercantil foi grande concentradora de riquezas,só que os barqueiros obtinham mais dinheiro e por isso aumentavam seus capitais,e para os outros só restavam o pouco dinheiro que conseguiriam com muito trabalho.Por isso o intelectual norte americano Leo Huberman classificou esse período como a idade dos mendigos.

Vivian,Rosicleia,Leonete,Vanessa,Jéssica Marques-208 disse...

Com a crise econômica de Portugal,Espanha,a hegemonia econômica passou a ser exercida pelas potências Inglaterra e Holanda,e com o poder de ambas ocorre a consolidação de capitalismo.A reforma protestante também influenciou essa consolidação porque o catolicismo condenava o lucro ou seja ninguém podia acrescentar o preço da venda,somente o valor de seu trabalho dessa forma não era possível aumentar o capital.No século XVI foi o período da crise provocado pela escassez de metais amoedáveis.A falta do ouro obrigava o governo a diminuir a quantidade de metal na produção de moedas naquela época o ouro era muito procurado então os europeus encontrarão toneladas de ouro e prata,mas o excesso desses metais provocam o mesmo efeito da escassez.A moeda valia de acordo com os preços dos metais os que continha menos ouro passava a valer menos.Quando continha maior quantidade de ouro seu valor era maior,podia trocar por mais mercadorias.A consolidação do capitalismo também foi a consolidação do poder naquela época os mais poderosos eram os banqueiros porque pessoas importantes tornaram seus devedores,então vai gerando pessoas mais pobres ou mendigos porque eles não tinham capital nenhum quem tinha dinheiro fazia bons negócios e almentavam seu capital aos demais restava a sobrevivência graças ao trabalho,esse processo reforçou a divisão da sociedade ,uma classe pequena e rica e outra multidão com nenhum recurso de vida.

Rafael, Carlos, Oseas, Rodrigo Borba 208 disse...

A ÉPOCA MODERNA FOI LONGO PERÍODO NO QUAL A SOCIEDADE OCIDENTAL SOFREU PROFUNDA MODIFICAÇÕES. NO SÉCULO XVII, A HEGEMONIA ECONÔMICA EXERCIDA PELOS REINOS IBÉRICOS DURANTE O
SÉCULO XVI TRANSFERIU-SE PARA DUAS NOVAS POTÊNCIAS :INGLATERRA ,HOLANDA .CONFORME O SOCIÓLOGO ALEMÃO MAX WEBER ,NO LIVRO A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPIRITO DO CAPITALISMO ,A REFORMA PROTESTANTE INFLUENCIOU A CONSOLIDAÇAÕ DO CAPITALISMO.ATÉ O COMEÇO DO SÉCULO XVI ERAM COMUNS E PERIÓDICAS AS CRISES ECONOMICAS PROVOCADAS PELA ESCASSEZ DE METAIS AMOEDAVEIS A FALTA DE OURO POR EXEMPLO,OBRIGAVA OS GOVERNOS A DIMINUIREM A QUANTIDADE DE OURO DO METAL USADO NA PRODUÇAO DE MOEDAS QUE PASSAVAM DESSA FORMA A VALER MENOS APESAR DE TER ESTAMPADA EM SUA FACE,O MESMO NUMERO A ECONOMIA SUSTENDADA NO PEÇO DOS METAIS DERIVOU NO METALISMO A POLITICA DEFENDIA O ENTESOURAMENTTO DE BARRAS DE METAIS PRECIOSOS E A BUSCA INTENSA DESSES METAI.

Caroline, Danielle, Jean.208 disse...

A Época Moderna foi um longo período no qual a Sociedade Ocidental sofreu profundas modificações.
No século XVII a hegemonia exercida pelos reinos Ibéricos foi transferido para Inglaterra e Holanda, porque Portugal e Espanha viviam das suas exportações, compravam na Índia e exportavam para os outros, e então Inglaterra e Holanda começaram a produzir tecidos e exportar para os outros países.
E como Max Weber um sociólogo alemão disse a Reforma Protestante influenciou na consolidação do capitalismo. A igreja católica queria que os comerciantes praticassem o preço justo, mas Max Weber defendia que fosse aplicado o preço para que a pessoa tirasse lucro.
No período até o século XVI era comum as crises, por exemplo:
-A falta de ouro e outros metais amoedavéis, casou uma crise pois o governo diminui a quantidade de metais das moedas que por causa disso a moeda desvalorizou, e passou a valer menos, então começou a exploração de metais amoedavéis em outros países e troxeram toneladas de ouro que começou a sobrar moedas e os europeus viram que não podia nem faltar e nem sobrar moedas, viram que deveriam controlar o fluxo se não a moeda iria desvalorizar.

Ana Caroline M e Marina Fonseca 2°6 disse...

A sociedade ocidental sofreu profundas modificações, a transição do feudalismo para o capitalismo.
A economia passa a ser da Inglaterra e Holanda, e não mais dos Reinos Ibéricos.
A reforma protestante influenciou a consolidação do capitalismo.
O catolicismo atrapalhava o desenvolvimento dos negócios capitalistas porque era contra obter lucros, já as religiões protestantes achavam justo.
Na revolução dos preços, as moedas que tinham mais metal passavam a valer mais.
Os banqueiros eram muito mais poderosos porque emprestavam dinheiro aos reis papas imperadores, que eram seus devedores.Os banqueiros e comerciantes tinham melhores condições de vida.
Quem tinha dinheiro fazia bons negócios e os outros trabalhavam para a sobrevivência.
O Comércio Produzia muitas riquezas mas não eram todos que tinham direito a ela.

Arthur Souza/Luiz Henrique 206 disse...

Foi um período no qual o capitalismo não aceitava usura e lucro insistia nas aplicações, do preço justo como nessa época existia a religião protestante deu se o respaldo ideológico religioso que garantiu capitalismo e acelerou o seu desenvolvimento.
Com aumento dos metais amoedáveis o valor das mercadorias tende aumentar, tendo o mesmo efeito da escassez.Os capitalistas então perceberam que deviam controlar o fluxo de circulação de maneira que não faltasse e nem circulasse em grande quantidade.
Os banqueiros ficaram cada vez mais ricos e poderosos por causa das grandes façanhas políticas emprestava o dinheiro para os imperadores,reis e papas, que se tornavam devedores.
Os mendigos trabalhavam para poder sobreviver e o crescimento constante da mão de obra nos centros urbanos resultou na desvalorizaçao do salário,resultando mais tarde uma multidão com poucos recursos ou nenhum.

vanessa Jaquet,Jéssica Beppler,Rosana 206 disse...

A época moderna,foi um longo período no qual a sociedade ocidental,sofreu profundas modificações que corresponde,para grande parte dos estudiozos porque os preços recebem quando não existe escassez de mercadorias?
Essa pergunta é feita desde o inicio do desenvolvimento do comércio.A flutação dos dos preços esta diretamente relacionada com o valor do dinheiro.no sistema relacionado com o valor da economia do valor das moedas corresponde ao valor metal precioso contido nelas o volume de metais.

Francisca,Graziella,Taislaine e Tatiane Cristiane 206 disse...

Foi na idade moderna que o feudalismo passou para o capitalismo.Nessa época a igreja ainda era um grande obstáculo para o desenvolvimento capitalista.
Em volta do século XVI (16) houve uma esquaseis de metais amoedavéis com a falta de ouro que obrigava ser usado menos metal na produção de moedas(daí por diante começou a se desvalorizar mas o mesmo número estampado).
Dependendo do metal usado no composição ,a moeda perdia seu valor,se esta moeda fosse composta de ouro ela tinha bem mais valor.Com a crise no mercado os banqueiros se tornaram poderosos devidos
aos empréstimos que consediu (aos reis e aos papas).
O enriquecimentos do capitalista tinha sua conta partida ao se pensar nesse universo os valores e mercadorias, tem-se a impressão de que era o tempo de muita riqueza.
Havia muita riqueza em circulação,mas a população do mundo não se compunha apenas de comerciantes e banqueiros.O comércio produziu muita riqueza,mais não para todos.Quem tinha dinheiro faziam bom negócios e aumentavam seu capital .

Tatiane Guedes,Eduardo,joão, Emerson e Sabrina 2º06 disse...

Alunos(as):Tatiane Guedes,Eduardo,joão, Emerson e Sabrina 2º06


A Época moderna foi um longo período na qual a sociedade Ocidental sofreu a transição do feudalismo para o capitalismo e Portugal e Espanha viveram um acentuado declínio e Ingleses e Flamengos fortaleceram suas economias e lançaram as bases de seus impérios coloniais, o produtor acrescentaria ao preço de venda do produto somente o valor justo de seus trabalho, para sobrevivência.As religiôes prostetantes as pessoa enriquecesse por meio de seu trabalho.
Os Banqueiros tornaram-se muitos poderosos porque as grandes façanhas políticas dependiam dos empréstimos que concediam .Na consolidação do capitalismo os banqueiros se tornaram muito poderosos e os mendigos cada vez mais pobres.
O enriquecimento dos capitalistas tinha,sua contrapartida,as mercadorias que era um tempo de muita riqueza e muitas farturas.Havia muita riqueza em circulação, mas a população do mundo não se compunha apenas de comerciantes e Banqueiros.

Arthur Bernardes, Wesley, Luíz Felipe. 206 disse...

A Época moderna foi um período no qual a sociedade oriental sofreu a transição do feudalismo para o capitalismo.
O poder exercido pelos Reinos Ibéricos transferiu-se para a Inglaterra e Holanda.
Enquanto Portugal e Espanha viveram um acentuado declínio, ingleses e flamengos fortaleceram suas economias.
O objetivo de toda transição capitalista é o maior lucro possível.
Até o começo do século XVI, a falta de ouro , por exemplo, obrigava os governos a diminuírem a quantidade de metal usado na produção das moedas, que dessa forma, passam a valer menos, a pesar de que estampado em sua face o mesmo número.
No sistema econômico em que o valor das moedas corresponde ao valor do metal precioso contido nelas, o volume de metais amoedáveis em circulação tem forte influência sobre os preços. Então o valor das mercadorias está diretamente relacionado com o valor do dinheiro.
O enriquecimento dos capitalistas tinha sua contrapartida. Ao se pensar nesse universo de valores e mercadorias tem-se a impressão de que era um tempo de muita riqueza.

Bárbara, Daiane, Dianiny, Monize disse...

Época moderna um perido de transição do feudalismo para o capitalismo. O catolicismo era um entrave nos negocios capitalistas, condenava o lucro e insistia no preço justo, considerava certo que enriquecesse por seu trabalho. No século XVI era comum crises economicas provocadas pela escassez de metais amoedaveis. A falta de ouro diminui a quantidade de metal, valendo menos. O exesso fazia o mesmo efeito da escassez, o aumento do preço é provocado pela desvalorização fazendo oferta o valor cai.
Durante a escassez diminui a quantidade de metal na compossição de moedas se ela valia de acordo com o preço de metais os que tinham menos ouro valiam menos, e o dinheiro perdia o valor mercadoria é dinheiro, e as guerras entre reinos conquista entre imperios depediam de emprestimos. Reis, imperadores e papos eram os devedores dos banqueiros.
Havia muita ruiqueza e a populaçao não é só de comerciantes e banqueiros. Quem tinha dinheiro fazia bons negocios os demais o trabalho fazia bons negocios os demais o trabalho bruto. Isto resultou na sociedade dividida uma pequena classe rica e uma multidão com pequenos recursos.

Jader, Gabriel, Rafael, Max 205 disse...

O capital se consolida e muda de mãos, na época moderna a sociedade ocidental sofre uma transição do feudalismo para o capitalismo, no século XVII o poder econômico dos reinos ibéricos passou para Inglaterra e Holanda, e enquanto isso Portugal e Espanha sofrem um grande declínio econômico. A reforma Protestante influencio a consolidação do capitalismo, pois o catolicismo era contra o capitalismo já que condenava o acumulo de riquezas, e também, o fato das riquezas passaram para das mãos de reinos católicos para reinos que eram protestantes ajudou na consolidação do capitalismo. Os metais amoedáveis e a revolução dos preços, no século XVI era comum as crises econômicas provocadas pela falta de metais amoedáveis, e a falta de ouro obrigou o governo a diminuir a quantidade de metal. O valor da moeda era dado conforme seu peso e não pelo valor estampado em suas faces, e isso ficou conhecido como metalismo. Os europeus procuraram e acharam toneladas de metais amoedáveis nas colônias da América, mas em vez de melhorar a situação dos preços esse acumulo de metais piorou a situação trazendo a desvalorização da moeda (metal ), e então esse aumento nos presos dos produtos devido a desvalorização da moeda foi chamado de Revolução dos preços. Com o capitalismo ouve o surgimento de Banqueiros e Mendigos, os banqueiros eram poderosos pois, as grandes façanhas políticas dependiam deles, reis e imperadores e papas tornaram seus devedores, eles tinham agências em todos os lugares e os endividados estavam em todos os cantos. O período considerado “idade dos mendigos”, é o período em que a atividade mercantil foi grande concentradora de riquezas, ou seja, quem era rico ficava mais rico, e os pobres tinham que sobreviver graças ao trabalho que tinha um pequeno salário, isso quando tinham trabalho, sendo assim mendigo ou sobrevivente.

Djeniffer, Francine, Jairo, Jessica e Ruan Z. 205 disse...

Portugal e Espanha conquistaram o Brasil, México e outros países da América. fortalecimento do sistema Capitalista foi a
Levaram as riquezas dos países conquistados para suas terras. Quando eles precisavam de manufaturas, compravam da Inglaterra e Holanda, transferindo as suas riquezas para esses países. Transformando-os em potências mundiais.
Havendo depois uma mudança no reino, da Igreja Católica para a Protestante, favorecendo a burguesia.
Com a falta de ouro, os governos foram obrigados a fabricar moedas de baixo valor, dando fortalecimento do sistema Capitalista foi a assim, a impressão que os preços das mercadorias haviam subido.
Os comerciantes passaram à emprestar dinheiro ao povo, transformando-se em banqueiros e quando o povo pagava o dinheiro emprestado, os banqueiros cobravam juros, fazendo assim, as pessoas ficarem devendo: Os mendigos.

205(Natã,Rhuan Machado,Ruan Jonatha,Marcos) disse...

A época moderna sofreu varias modificações e uma dessas foi a transição do feudalismo para capitalismo conforme Max Weber a reforma protestante influência no acontecimento do capitalismo.O catolicismo foi sempre contra o capitalismo e condenava o lucro.Como a moeda valia de acordo com o preço dos metais os que confiam menos ouro valia menos e visse versa.A criação no capitalismo resultou no novo tipo de comércio cujo mercadoria é seu dinheiro ou seja banqueiros.Eles tornavam poderoso por grandes façanhas políticas a reativação do comércio em uma europa fragmentada em reinos,tornou nessessario o trabalho dos banqueiros que trocavam moedas e faziam empréstimos.Os banqueiros tornaram-se elementos fundamentais no sistema capitalista.

205 Aline, Daniele, Sthefanie, Vanessa disse...

No século XVII, a hegemonia economica exercida pelos reinos ibéricos durante o século XVI transferiu-se para duas novas pôtencias: Inglaterra e Holanda.Como o objetivo da translação capitalista é o maior lucro, a situação da burguesia era delicada, já as protestantes consideravam que uma pessoa enriquecesse com seu trabalho.
Até o começo do século XVI eram comum as crises econômicas causadas pelo escassez de metais. Por exemplo a falta de ouro obrigava os governantes a diminuirem a quantidade de metal que eram eram usados na produção de metais.
A filtração dos preços está diretamente relacionada com o valor do dinheiro, a moeda valia de acordo com o preço dos metais, as que continham menos ouro passavam a valer menos.Para adquirir a mesma quantidade de mercadorias era preciso mas do que uma moeda de uma libra.Os preços não aumentavam, mas sim o dinheiro que perdeu o valor.
A consolidação do capitalismo foi a consolidação de um tipo de poder muito especial do comerciante, os banqueiros se tornaram muito rico por causa dos empréstimos que concediam.No inicio da Época Moderna, a burguesia precisava de raspaldo político.Nessa época houve produção de muitas riquezas, maissó aos que tinham dinheiro faziam bons negócios, já os pobres sobreviviam pelo trabalho, quando havia.

205 Tássita,Midihã,Isabel,Leticia disse...

A época moderna sofreu varias mudanças como a do mercantilismo para capitalismo,o catolicismo também influêciava muito pois dizia que era proibindo acumular riquezas por causa disso ocorreu revoluçôes.No começo do século XVI eram comum as crises econômicas por falta de metais amoedavéis, por isso produziam moedas de outros metais, fazendo com que as outras moedas,que não eram feitas de ouro tivessem o valor menor.Então teria que dar mais moedas para cobrir o valor das que eram feitas de ouro.A historia dos banqueiros começa junto com a do comercio por que eles eram quem, empestavam dinheiro conhecido como banqueiros.

205 Beatriz,Morgana,Tássila,Bianca,Mayara disse...

A época moderna foi um longo periodo na quase a sociedade ocidental sofreu muitas modificação para grande parte dos estudiosos a chamada transição do feudal para o capitalismo.
O sociologo alemã Max Wele protestou contra a reforma e influenciou a consolidação do capitalismo e o capitalismo começou a representar um pleno desenvolvimento dos egocio.
A entrada de ouro e prata em grandes quantidades no mercado europeu revelou uma outra face do capitalismo.
O aumento dos presos é provocadas pelo desvalorização do metal em consequencia as saturação do mercado.
Com a falta de ouro os governos começaram a diminuir a quantidade de metal para produzir as moedas as moedas que tinham menos ouro na sua composição acabava rolando menos com isso ocorrendo a desvalorização da moeda.

MaXtrunHacK disse...

O capital se concilida e muda de mãos

Foi um longo período de modificações, uma delas chamada de “transição do feudalismo p/ o capitalismo” que tinha como objetivo maior lucro, mas a igreja católica não concordava com isso pois perderia lucro, foi onde surgiu os protestantes que concordavam com a forma econômica do capitalismo. Mas a forma capitalista trouxe crise econômica, devido a essa escassez ouve a desvalorização da moeda o ouro e o metal, estavam acabando, mas apesar de tudo essa transição para o capitalismo foi também, a consolidação do poder de um tipo muito especial de comerciantes a burguesia, que tornara poderosos por suas grandes façanhas políticas, e as coisas bancarias se tornaram mais poderosas, por que os impérios dependiam dos empréstimos assim os PAPAS, REIS, IMPERADORES tornaram-se devedores dos bancos.

OSMAR, FELIPE, STEFANNY, EVERTON, LINDOMAR.

206 danilo / tiago n/ william R disse...

A Europa no sec XVII

Inglaterra e Holanda no sec XVII deram uma grande contribuição para a expansão do comércio internacional.
Só que nessa época existia uma situação constrangedora entre a Igreja Católica e os comerciantes ingleses e holandeses. Porque a Igreja impedia o crescimento econômico, pois esta exigia que se cobrasse um preço justo por cada mercadoria.
Já as Igrejas protestantes consideravam justo que uma pessoa enriquecesse por meio do trabalho. Com isso a maioria dos comerciantes da época se tornaram membros da Igreja Protestante.
Neste mesmo período a Europa sofria com a flutuação dos preços e do valor da moeda. Este fato, os banqueiros da aprenderam que não há necessidade de uma moeda ser usada com o valor e a quantidade real em ouro concluiram então que esse valor poderia ser representativo. Evitando assim o desperdício de ouro e equilibrando o valor da moeda.
Mas ao pensarmos neste período imaginamos que todos os cidadãos da época eram ricos? Isso não é verdade. Pois havia uma grande concentração de riquesas em um pequeno grupo os burgueses.
A realidade era que de 25 à 30% da população da época eram mendigos ou viviam na miséria.

Fernanda, Jéssica Angelina...2°6 disse...

A igreja católica condenava a usura e o lucro insistia na aplicação do preso justo. Porem a religiões protestantes achava justo a pessoa enriquecer por meio do seu trabalho so que o capitalismo tem como objetivo o maior lucro possível.
Foi assim que surgiu os banqueiros fazendo imprestimos a várias pessoas que muitas delas não poderiam pagar, assim as dividas iriam aumentando. Para os que não tinham dinheiro restavam sobreviver graças a seu trabalho, quando não se tornavam mendingos.
Só que com essa movimentação de dinheiro
eles viram que a moeda não poderia valer a quantidade de ouro que continha nela, pois assim não havia dinheiro para essa movimentação. Foi assim que surgiu o dinheiro com o símbolo representativo.

Amanda,Andrieli,Priscila,Sthefanie- 205 disse...

A época moderna foi um periodo que a sociedade ocidental sofreu grandes modificações :à transição do feudalismo para o capitalismo.
Inglaterra e Holanda eram as 2 novas potências, enquanto Portugal e Espanha viveram um enorme declínio.
Para Max Weber, um sociologo alemão que escreveu "A ética protestante e o espirito do capitalismo, a Reforma Protestante influenciou a consolidação do capitalismo.O catolicismo representava um problema para os capitalistas, pois condenava a usura e o lucro e insistia no preço justo.Ja as religiões protestantes consideravam justo que uma pessoa enriquecesse por meio de seu trabalho.
Até o começo do século XVI eram comum crises economicas por falta de metais amoedaveis. Com a falta de ouro os governos diminuiam a quantidade de metal usado nas moedas.É a desvalorização da moeda, a impressão é de que os preços aumentaram, na verdade foi o dinheiro que perdeu valor.Depois da consolidação do capitalismo os banqueiros se tornaram poderosos; reis,imperadores,dependiam de seus emprestimos.As casas bancarias eram varias e os individados mais ainda.Mas a sociedade também tinham as pessoas que sobreviviam graças ao seu trabalho,quando tinham um.Esse grupo era chamado de mendigos.

Guilherme Alexandre, Jéssica Péllens e Miria de Souza - 204 disse...

O atual meio de produção mundial é o capitalismo que só pôde entrar realmente em vigor quando os homens ricos,passaram a seguir os "ensinamentos" de Lutero e Calvino,que apoiavam a ideia o homem ser rico.O capitalismo na sua "caminhada" de reconhecimento passou por algumas crises econômicas.E atualmente,o mundo vive uma crise econômica,em que põe em cheque-mate o capitalismo.Se o sistema capitalista cair,o mundo logo entrará em uma 3° guerra mundial porque os recursos irão acabar.

thauana Pera 204 disse...

O Capitalismo se consolida, a hegemonia econômica transferisse de Portugal e Espanha para a Inglaterra e Holanda.
A reforma protestante se consolida e torna-se uma aliada do capitalismo visando que todos posam enriquecer com o o seu trabalho.
Devido a escassez de metais, a moeda passa a ser desvalorizada.
Assim as moedas com mais quantidades de ouro possuem maior valor de troca.
Os preços sobem devido a moeda.
Os banqueiros crescem devido aos capitalistas que depositam seu dinheiro em suas mãos , logo um tempo depois o dinheiro que antes era oferecido agora, agora é pedido em forma de empréstimo.
Enquanto vários possuem uma quantidade absurda de dinheiro outros sofrem com a falta e tornam-se mendigos.
A era de transição entre podres e ricos passa a existir.





Thauana Pera 204

Lucas Andre, Lucas Nunes, Willy,Marcos, Rafael, max 204 disse...

Na época moderna que foi um longo periodo de profundas mudanças.
Quem sofreu mais essas mudanças foi a sociedade ocidental e especialista chamam isso de transisão do feudalismo para capitalismo.
Então passou ha ter 2 novas potências Inglaterra e Holanda.
Os Ingleses e Flamengos fortaleceram suas economias.
A igreja católica proibia o enrequecimento, mesmo que fosse o seu próprio trabalho.
por falta de metais o valor de moeda mudou cojo o que tivesse mais ouro valeria mais.

205- Morgana, Tássila, Bianca, Beatriz e Mayara disse...

A época moderna foi um longo período na qual a sociedade ocidental sofreu muitas modificações pra grande parte dos estudiosos a chamada transição do Feudalismo para o Capitalismo.
O sociólogo alemão Max Weber protestou contra á reforma e influenciou a consolidação do capitalismo, e o capitalismo começou a representar um pleno desenvolvimento dos negócios.
A entrada de ouro e prata em grandes quantidades no mercado europeu revelou uma outra face do capitalismo.
O aumento dos preços é provocado pela desvalorização do metal em consequência da saturação do mercado.
Com a falta de ouro os governos começaram a diminuir a quantidade de metal para produzir as moedas, as moedas que tinham menos ouro na sua composição acabava valendo menos com isso ocorreu a desvalorização da moeda.
O crescimento constante na mão-de-obra nos centros urbanos.
O capitalismo foi marcado também pelo comércio cuja a mercadoria é o dinheiro ou seja banqueiro.
Os banqueiros eram muito poderosos pois concediam empréstimos aos Reis e Imperadores e papai.

Anônimo disse...

ALUNOS;Evandro,Tuane,Thaís camila,Samara. Ano;204

A passagen do século XVI para o século XVII é acompanhada da transferência do poder Internacional dos reinos Ibéricos Espanha e Portugal.Aconsolidação do capitalismo,e do poder Internacional das vovas potências fazem parte de um contexto histórico-A Reforma Protestante e o catolicismo que representava um entrave para o pleno desenvolvimento dos negócios capitalistas.com o objetivo de toda transação capitalista e o maior lucro possivel.já a situaçaõ da burguesia no mundo católico as religiões protestantes consideravam justo que uma pessoa enriquecesse por meio de seu trabalho.como supanha a ética protestante foram os,proprietários de terssas e mercadores.com o desenvolvimento do comércio ,a posse de terras que antes determinava o poder dos senhores feudais foi substituida pela moeda,que passa a compor o meio circulante e, principalmente surge para facilitar as trocas.

Anônimo disse...

ALUNAS;THAIS CAMILA,SAMARA FERNANDES,DANIELI BELLOTO,EVANDRO,TUANE.ANO ;204

A PAssagen do século XVI para o sécuo XVII é acompanhada da transferência do poder internacional dos reinos Ibéricos Espanha ePortugal.A consolidação do capitalismo e do poder internacional fazem parte do contexto histórico-A Reforma Protestante e o CAtolicismo ,que representava uma entrave para o pleno desenvolvimento dos negócios.
O CAPITALISMO entrou em vigor mesmo ,quando os homens ricos passaram a seguir o ensinamento de Calvino e Lutero-Lutero crítica os hábitos burgueses atribuindo a corrupção da igreja Católica ao fato da burguesia ter entrado a prática do comécio. Calvino ao contrário de Lutero apoiava a prática burguesa,embora críticasse o abuso da igreja.acreditava que o homen estava predestinado a merecer o inferno.o sinal da salvação do homen estava no enriquecimento,pois o homen trabalhando,se conseguisse alcançar sucessos e poupar dinheiro,estaria tendo um sinal de DEUS que estava salvo.COM o desenvolvimento do comércio ,a pose de terras que antes determinava o poder dos senhores feudais,foi substituida pela moeda.

Luiz G. e Felipe B. 202 disse...

A passagem do século XVI para XVII foi marcada pela transferência da riqueza mundial de dois reinos católicos para dois reinos protestantes. A ética protestante, que permitia o lucro, consolidou o capitalismo.
Até o começo do século XVI, antes do capitalismo, haviam várias crises econômicas por falta de metais amoedáveis, mas os capitalistas passaram a controlar o volume de metais no mercado para que isso não mais acontecesse.
Pela falta ou exagero de metais no mercado, havia a desvalorização da moeda o que fazia com que os preços subissem mesmo quando havia muitas mercadorias no mercado.
Embora o capitalismo tenha melhorado a condição de vida de muitos, sendo estes os banqueiros e comerciantes, outros que não tinham emprego e moradia apenas aumentavam. Assim se formou a divisão social.

\o/ Daniel, Filipe Reis, Vagner B. 202 disse...

A transição do feudalismo para o capitalismo acontece quando protestantes vão contra da ideia da Igreja Católica que diz que as pessoas nao deveriam lucrar mais que o seu priprio sustento, já os protestantes defendiam a ideia de que as pessoas deveriam sim lucrar em cima de seu trabalho, com isso começa a surgir a burguesia e os comerciantes começam a lucrar mais e mais.

Lidiane e Bianca 202 disse...

A época moderna não foi um longo período no qual a sociedade ocidental sofreu profundas modificações.A economia sustentadac nos pesoso dos metais derivou no metalismo ,política que defendia o entesouramento de barras de metais preciosos e a busca intensa desses metais.
Diante da escassez de ouro, os governos diminuaim a quantidade do metal na composição das moedas.A consolidação do capitalismo foi também a consolidação do poder de um tipo muito especial de comerciantes, cuja mercadoria é o dinheiro, ou seja, o banqueiro.
Como o preço do trabalho não seguiu a evolução do preço das mercadorias, muitas pessoas, mesmo empregadas, não ganhavam o suficiente para sobreviver em condições razoáveis.


Beiijinhos para a professora mais querida da escola! ;*

Karolina, Rafaela C, Willian M. 202 disse...

A Época moderna foi um longo período no qual a socicedade Ocidental sofreu profundas modificações, à chamada transição do feudalismo para o capitalismo tendo como novas potências a Inglaterra e Holanda.
O catolicismo impedia para o pleno desenvolvimento dos negócios capitalista; pois condenava a usura e o lucro insistia na aplicação do preço justo- produto com o valor justo de seu trabalho.
A burguesia no mundo católico era delicada, ja as religiões protestante considerava que a pessoa enriquecesse por meio de seu trabalho, mas nem todos os trabalhadores enriqueceram com o seu trabalho foram os mercadores, os proprietários de terras.

Kamila e Laís 202 disse...

A época moderna foi um periodo longo, onde a sociedade sofreu modificações, sendo a do feudalismo para o capitalismo.
Com a hegemonia na XVII, exercida pelos hibéricos no século XVI,transferiram-se 2 potências:Inglaterra e a Holanda.
Falando de Max Weber,no livro "A ética Protestante e o Espirito do Capitalismo",a reforma protestante influenciou a consolidação do capitalismo.

vagner souza lucas amorim 202 disse...

no inicio do seculo xvi surge duas navas potencia aonde com elas nasce um nome tipo de economia chamada capitalista apesar da igreja catolica surgir um tipo de economia chamada preço justo aonde não consequia enriquecer O capitalismo prostante com uso todos os moradores que sequiam a igreja catolica se encontraram em situação complicada

vagner roberto, lucas amorim 202

Gabrielli, Rafaela P., Suelen e Thaisa. 202 disse...

A Época moderna foi um longo período no qual a sociedade ocidental sofreu profundas modificações. No século XVII, a hegemonia econômica exercida pelos reis ibéricos durante o século XVI transferiu-se para duas novas potências: Inglaterra e Holanda.
A reforma protestante influenciou a consolidação do capitalismo. A situação da burguesia no mundo cátolico era delicada. As religiões protestantes consideravam justo que uma pessoa enriquecesse por meio de seu trabalho. A ética protestante deu o respaldo ideológico-religioso que garantiu a consolidação do capitalismo e acelerou seu desenvolvimento. A ecônomia sustentada no peso dos metais derivou no metalismo.A entrada de ouro e prata em grandes quantidades no mercado europeu revelou uma outra fase do capitalismo.

Carlos e Gabriel 202 disse...

Com o inicio do capitalismo surgem duas novas potências (holands e Inglaterra), onde conseguem ultrapassar as duas antigas potências porque elas seguiam o sistema católico de economia e as novas seguiam o protestantismo. Outro grande acontecimento foi a descoberta de grandes minas de metais amoidaveis que fizeram com que as moedas fossem desvalorizadas porquê tanto na falta quanto no excesso de um produto pode causar problemas na economia de um país , isso pode se chamar de desvalorização da moeda.

Lucas L e Mariana 202 disse...

Nessa época foi um longo,onde a época moderna sofreu grandes modificações,que foi a transição do feudalismo para o capitalismo.Nesse periodo o ouro perdeu o seu valor , eles tiveram que diminuir a quantidade de metais nas moedas,por causa disso o mesmo produto precisava de mais moedas dando a impressão de que o preço tinha subido.

João Luiz disse...

Epoca Moderna foi um periodo que sofreu grandes modificações uma delas foi do feudalismo para o capitalismo que no Século XVII transferiu-se para duas novas potências a Inglatera e a Holanda.
Conforme o sociologo Max Weber a Reforma Protestante influenciou na Consolidação do Capitalismo.Como Transição Capitalista tem que ter o maior lucro possivel.

Laize, Priscila e Thuany - 202 disse...

A atividade Mercantil foi grande concentradora de riquezas, o comércio produzia muito dinheiro. Quem tinha bastante, ou o suficiente para a sua sobrevivência, se dava melhor em relação aos trabalhadores que com o crescimento constante da oferta de mão-de-obra nos centros urbanos desvalorizou seus salários, com isso a sociedade foi dividida em uma classe pequena e muito rica, e uma multidão com pouquíssimos recursos, ou nenhum.
Essa situação não acontecia porque as pessoas mais pobres recusavam trabalho, mais sim porque o preço das mercadorias estavam aumentando cada vez mais, mesmo empregados não ganhavam o suficiente para um sobrevivência razoável.

Aldo e Lucinei 202 disse...

Transição do Feudalismo para o capitalismo.No século XVI surgem novas potências:Inglaterra e Holanda.
O sociólogo alemão Max Weber em seu livro que a reforma protestante influenciou a consolidação do capitalismo.O catolicismo condenava o lucro e insistia em aplicar o preço justo (somente a quantia para sobreviver, sem lucro).Já o capitalismo, e o sistema que objetivo é obter o maior lucro possível então, uma idia não batia com a outra.
A ética protestante deu o respaldo ideológio-religioso que garantiu a consolidação do capitalismo.A economia sustentada pelo peso dos metais derivou no metalismo.
O aumento dos preçoes sem precedente foi tão surpreendente que recebeu o nome de revolução dos preços.
Então os capitalistas decidiram não exagerar, houve a desvalorização da moeda, porque o valor do ouro diminuiu, o dinheiro assim, perdia seu valor.
Os Banqueiros eram muito poderosos. O intelectual Norte-Americano Leo HUberman, classificou o período dos mendigos e banqueiros como idade dos mendigos.

Guilherme, João, Luis Felipe Mafra 201 disse...

A época moderna foi um longo período no qual à sociedade ocidental sofreu profundas modificações, à chamada transição do feudalismo para o capitalismo, cujo o objetivo é ter o maior lucro possível.A consolidação do cxapitalismo foi também a consolidação do poder de um tipo muito especial de comerciante, cuja mercadoria é o dinheiro, ou seja os banqueiros, que consediam empréstimos para reis, imperadores e papas que tornavam-se seus devedores.

Bruna Carla, Gabriela, Jéssica Caroline 201 disse...

A época moderna sofreu profundas modificações, foi a chamada transição de feudalismo para o capitalismo.
O objetivo de tudo era o maior lucro possível mas o catolicismo condenava isso, pois assim o lucro maior não iria para a igreja e sim para os trabalhadores.
Com tudo isso o poder maior iria para os banqueiros onde eles se tornavam muitos poderosos.
Os reis, imperadores e os papas tornavam-se devedores, porque durante duzentos anos as guerras foram quase contínuas e alguém tinha que pagá-las.
Para os capitalistas foi um tempo de riqueza, só que o comércio não produzia para todos. Como classificou o intelectual Norte-Americano Leo Huberman, também foi um tempo da "IDADE DOS MENDIGOS" que para eles eram os que tinham sobrevivência graças ao seu trabalho; enquanto quem tinha dinheiro aumentava seu capital fazendo bons negócios.

Camila, Mariana, Jessica Spiess 201 disse...

Banqueiros e Mendigos
A consolidação do capitalismo foi também a consolidação do poder de um tipo muito especial de comerciante ,cuja mercadoria é o dinheiro, ou seja, o banqueiro.
No início da época moderna, a burguesia precisava do respaldo político dos reis para poder colocar em prática seu projeto econômico.
a atividade mercantil foi grande concentradoras de riquezas. O comércio produziu muita riqueza mas não para todos .
O periodo "idade dos mendigos"que tinha dinheiro fazia bons negócios e aumentava seu capital .Aos demais restava a sobrevivência graças ao trabalho .velsa

Giulia,Lutielle 201 disse...

Quando o capitalismo torno-se seguro veio com ele a consolidação dos banqueiros.Os banqueiros ficaram poderosos,pois para os políticos fizeram guerras entre reinos,conquista de impérios,eles dependiam de empréstimos.Assim reis imperadores e papas tornaram-se seus devedores.
Com enriquecimento dos capitalistas,dava a impressão que o universo era apenas de valores e mercadorias.Mas a população não era apenas de banqueiros e comerciantes,acabavam esquecendo das pessoas que não faziam parte desse mundo.

Carlos, Jhonatta - 201 disse...

A Época Moderna foi um período de transição do feudalismo, para o capitalismo.
Na época a Igreja Católica tinha o poder na sociedade, e condenava os comerciantes que obtinham lucros , de forma que os mesmos tinham que ter dinheiro suficiente para seu sustento e de sua família, o lucro restante deveria doar para a Igreja Católica.
Martinho Lutero reinvidicou essa teoria, com o pensamento que obtendo lucro através de seu trabalho de forma digna não tinha problemas, desde que seja um pessoa do bem. Tendo boa aceitação da classe burguesa. Começando então, a revolução da Igreja Católica.

Evandro - Luiz Augusto - Manoel- 201 disse...

A época moderna sofreu profundas modificações, que corresponde a transição do feudalismo para o capitalismo.No século XVI surgiu duas novas potências,Inglaterra e Holanda enquanto Portugal e Espanha sofreram uma queda econômica.A igreja condenava o capitalismo e a ética protestante garantiu a consolidação e acelerou o seu desenvolvimento.
A atividade mercantil foi grande concentradora de riquezas, quem tinha dinheiro fazia grandes negócios e aumentava seu capital, aos demais restava apenas trabalhar.Como muita gente precisava de emprego ocorreu a desvalorização do salário,com isso ocorreu a divisão da sociedade em uma classe pequena, rica e uma multidão com poucos recursos ou nenhum..

Filipi , Ronaldo, Isaias 201 disse...

O fato de a passagem do século XVI para o XVII ter marcado a transferência da riqueza mundial de dois reinos católicos para dois reinos protestantes indicava, para Weber, a validade de sua tese.
A vezes economicas no século XVI aconteciam periodicamente pois havia uma falta de metais amoedaveis, a falta de ouro, obrigava olhigaves as moedas a terem uma quantia menor de ouro causando a sua desvalorização.

Leandro 201 disse...

A consolidação do capitalismo foi também a consolidação do poder de um tipo muito especial de comerciante,cuja mercadoria é o dinheiro.
Os banqueiros tornaram-se muito poderosos porque as grande façanas políticas(guerra entre reinos,sucessão real,conquistas de impérios etc.)
Reis,Imperadores e papas tornaram-se seus devedores e os endividados estavam por todas os lados.
A bruguesia precisava do sespaldo político dos reis;no final do mesmo período,os monarcas precisavam do dinheiro dos capitalistas para conquistar ou manter o poder político.
A atividade mercantil foi grande concentradora de riquezas.Quem tinha dinheiro fazia bons negócios e aumentava seu capital,Aos demais restava a sobrevivência graças ao trabalho,quando era possivel ter um.

Luiz Fernando, Luis Philippi, Marcos Eduardo disse...

Com a escassez do ouro o governo diminuiu a quantidade do metal nas moedas.Desse modo a moeda começou a valer menos.Com a desvalorização da moeda, para adquirir as mercadorias precisava-se de mais moedas.

Luiz Fernando, Luis Philippi, Marcos Eduardo disse...

Com a escassez do ouro o governo diminuiu a quantidade do metal nas moedas.Desse modo a moeda começou a valer menos.Com a desvalorização da moeda, para adquirir as mercadorias precisava-se de mais moedas.

Rosana,Danyela e Cristian 201. disse...

A Época Moderna foi um longo período no qual a sociedade ocidental sofreu profundas modificações.
No Século XVII, a hegemonia econômica exercida pelos Reinos Ibéricos. No Século XVI transferiu-se duas novas potências,Inglaterra e Holanda.Conforme o sociólogo Alemão Weber,no livro a ética protestante e o Espírito Capitalismo.
O Objetivo de toda transação capitalista,maior lucro possível.
A Ética protestante deu o respaldo ideológico - religioso.

Anônimo disse...

Bianca Ariela André , Jessica de souza e Raffaela Eriksson .
2º3

Até o começo do século XVI eram comuns as crises econômicas que aconteciam pela falta de moedas. A falta de ouro , por exemplo fazia com que a quantidade de matal usado na produção de moedas, que passavam a veler menos. As moedas que continham menos ouro passavam a valer menos. É a desvalorização da moeda , não quer dizer que o valor da mercadoria tem aumentado, mas é que o dinheiro perdeu o seu valor.

Bruna Pita, Franciele de Sousa e Giovani Cândido 203 disse...

Tudo começa na época moderna, onde houve uma transição de sistemas, do feudalismo para o capitalismo no qual vivemos até hoje, transferiu- se então o poder. Portugal e Espanha ~> Inglaterra e Holanda.
No século XVI a riqueza era do reino católico que condenava lucros e juros excessivos.
No século XVII a riqueza muda para outro reino, o Reino Protestante que aceitava que as pessoas enriquecessem.

Rhyan Sousa ,Luís Gustavo, Jean Paulo. disse...

O valor da moeda,no começo a moeda valia muito porque avia pouco ouro e pouco materias amoedáveis então ouve a necessidade de produzir mais metais amoedáveis. (América do sul e levados para portugal e espanha).Depois ouve o escesso de metais amoedáveis a moerda perdeu o seu valor e ficou fraca igual o dinheiro.

Thayse Cristyne Corrêa, Natani Pereira de Oliveira, Ana Catarina . disse...

A transição do feudalismo para o capitalismo é uma fase muito importante para a nossa história. Influenciou a economia, na religião e na sociedade. Foi uma época que sofreu mudanças que marcam até hoje a nossa sociedade. A religião foi uma grande barreira para o desenvolvimento dos negócios capitalistas. A escassez do metal geravam crises até o começo do século XVI.

Estefani, Janine,Giovana.203 disse...

Os banqueiros tiveram muito poder por causa
da política,dependiam dos empréstimos que concediam. Reis, Imperadores e Papas,deviam aos banqueiros.
O comércio produziu muita riqueza, mas não foi para todos. Quem tinha dinheiro faziam bons negócios. Para os demais restava a sobrevivência e o trabalho, isso quando o tinham. Essa época foi classificada como "Idade dos mendigos".

Fernando Santos, Luis Enrique e Thiago Laçoli 203 disse...

Moedas

As moedas no ínicio tinham grandes valores, devido aos poucos metais amoedáveis por isso tinham poucas pessoas com metais amoedáveis, na maioria das vezes as pessoas que tinham moedas eram os grandes proprietários de terra.

Philippe, Douglas, Leandro 203 disse...

O valor da moeda

do século XIV até XVII houve uma transição na europa do feudalismo para o capitalismo e huove a nescecidade da criação e da fabricação da moeda que naquela época a criação dependia de metais amoedaveis que no início do século XVI havia poucas moedas(ou seja a falta de moedas).Então portugal e Espanha pegaram os metais da América Latina, ouro, prata e etc., fizeram mais moedas, com o passar do tempo entre o final do século XVI até o final do século XVI huve o exesso de moedas( ou seja em primeiro havia falta de moedas, uma moeda comprava varios produtos, depois o escesso um produto em troca de varias moedas). Então concluindo o correto e'o governo controla a moeda para não ter escesso nem falta da moeda.

Camila,Emanoela e Suelen 203 disse...

Até o começo do século XVI era muito comum existirem crises na econômia da época. Essas crises eram causadas pela falta de metais "amoedaveis".
Quando faltava ouro, diminuia a quantidade do metal usado na produção de moedas, que acabavam valendo menos. Assim dava a impressão de que o preço das mercadorias havia subido.

Andressa L., Caroline N., Karine S disse...

O feudalismo foi umas das piores épocas, pois ninguém podia ter sua própria opnião.O capitalismo salvou a época , pois trouxe nova perspectiva pro mundo. Dando chances iguais a todos mais não deixando de ter seu lado ruim.
O Reino Ibérico era um reino centralizado, mais como investiram em várias coisas como gastando em armas, navios, soldados e descobrimentos ( pois os grandes descobrimentos foram atráves de viagens marítimas), por causa disso o reino decaiu, com isso a Inglaterra e Holanda se sobrassairam.
O Protestantismo era a favor que as pessoas enriquecessem como seu trabalho (era a fovor do socialismo).
A Igreja Católica era contra por que assim ia decair. A igreja manipulava as situações e as pessoas pra se manter no poder, mas nao adiantou, continuou a decair.
Foi com o apoio do protestantismo que o capitalismo se firmou.

Alexandra e Brenda 203 disse...

No feudalismo o poder era de Portuga e Espanha,mas na tarnsição o poder foi para duas novas potências: a Inglaterra e a Holanda.
O catolicismo era contra o capitalismo pois condenava o lucro e insistia na utilização do preço justo.Por isso a burguesia teve que mudar de religião.
No séc.XVI, os preços das mercadorias eram instáveis pelo exesso ou com a escassez de metais preciosos presentes nas moedas circulantes.
Com a consolidação do capitalismo nasceu um novo tipo de comerciante sua mercadoria era o dinheiro, chamado de Banqueiro.Eles eram poderosos porque as façanhas políticas dependiam do empréstimos que eles concediam.

Bruna, Max Rodrigo, Pamela. 202 disse...

Nesse trabalho aprendemos alguns fatos importantes, da época moderna.
A seguir sitaremos alguns fatos Históricos.

Século XVII:A hegemonia ecônomica exercidos pelos reinos Ibéricos.
Século XVI:Novas potências Inglaterra e Holanda.
Portugual e Holanda:acentuado declínio;(XVI)
Ingleses e Flamengos:Fortaleceram suas ecônomias , lançaram as bases e seus impérios coloniais.
Max Weber:No livro "A ética protestante e o espírito do capitalismo", influenciou a consolidação do capitalismo.
Preço justo: Preço do seu trabalho, suficiente pra garantir a sobrevivencia.
Situação da Burguesia no mundo católico: Era muito delicada.
Ética protestante: Respaldo ideológico religioso garantindo a consolidação do capital e acelerou seu desenvolvimento.
Século XVI p/ o XVII: Marcou a transferencia da riqueza mundial.
Século XVI: Crises ecônomicas provocadas pela escassez de metais amoedáveis.
Visão: Desvalorização da moeda (tem-se a impressão de que os preços das mercadorias haviam subido.
Metais: Não poderiam faltar nem cirular em quantidade exagerada.
Escassez do ouro:Governo diminui a quantidade de metal na composição de moedas.
Perda de valor:A impressão e de que os preços aumentaram, na verdade o dinheiro perdeu seu valor.
Banqueiros:Tornaram-se muito poderosos.( Reis, Imperadores e Papas tornaram-se seus devedores).
Idade moderna: Capital financeiro já formava uma extensa rede que se espalhava pelo mundo.
Fim da monarquia absolutista: Revolução burguesa.
Riqueza em circulação:Mas a população do mundo não se compunha apenas de comerciantes e banqueiros.
Mercantil:Grande concentradora de riquezas.
Leo Hubermam:Classificou esse périodo como a "Idade dos Mendigos".
Paris: 25% população era mendigos.
Holanda: número de mendigos cresce tanto que passam a ser chamados de "homens de bem".
Sobrevivência:muitas pessoas, mesmo empregadas, não ganhavam o suficiente para viver em condições razoavéis.