quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dasabafo de uma professora

Sempre penso em escrever, na hora de escrever fico pensando, pensando... travo e desisto... Li este texto da Prof. Marta Vanelli e fiquei com ciúmes (sem maldade) pois já há muito tempo queria ter escrito sobre o assunto, então estou publicando o artigo sem consultar a professora que escreveu mas acredito que todos os catarinenses e brasileiros deveriam saber mais como as coisas funcionam verdadeiramente as ações(políticas) dos nossos governantes. Boa Leitura!!! Se acharem interessante façam comentários.

Programa Atividades Curriculares Complementares
Marta Vanelli*
Sempre lutamos e continuamos lutando por uma escola pública de qualidade para todos e pela universalização do atendimento da educação infantil e do ensino médio. Lutar pela qualidade, é lutar por gestão democrática, pela permanência do aluno na escola, por boas condições físicas das escolas, pela construção coletiva do projeto político pedagógico, por melhores condições de trabalho e de salário para os profissionais da educação.

O ano letivo iniciou em fevereiro e o governo contratou em caráter temporário mais de 50% de profissionais em relação ao quadro efetivo para atender a demanda da matricula, em torno de 15 mil profissionais.
Estamos em setembro, faltando menos de 30% do ano letivo e o governo lança o programa de Atividades Curriculares Complementares para poucos alunos da rede. Perguntamo-nos, para que e para quem serve este programa? Em que escola ou em que comunidade escolar foi discutido? Qual seu objetivo ou com que intencionalidade foi lançado? É meramente para marketing, se não é, porque não discutiu este ano para implementar em 2010?

Algumas observações são necessárias:
1 – A rede pública estadual tem 446.117 alunos matriculados nas séries finais do ensino fundamental e ensino médio, o programa vai atender 62.378, um percentual de 15,2%
2 – Na lei do Piso Salarial Profissional Nacional, não cumprida pelo governo, foi aprovado aumento do tempo destino para hora atividade na jornada dos profissionais do magistério e o Governo de Sc foi um dos que assinaram ADI - Ação Direta de Inconstitucionalidade com o argumento que teria que contratar mais profissionais e assim aumentaria a folha de pagamento da educação. Com este programa será necessáriocontratar mais profissionais e agora pode contratar? Não vai onerar a folha de pagamento? Que digam isso aos ministros do STF antes do julgamento de mérito da ADI.
3 - A escola está executando seu projeto político pedagógico desde fevereiro e agora o que estas atividades vem complementar o processo ensino aprendizagem do aluno, qual relação do conteúdo dos alunos com a oficina de final de ano, qual relação da oficina com o PPP da escola? Qual relação deste professor contratado, faltando menos de três meses para terminar o ano letivo, vai ter com os professores que estão na escola desde fevereiro, fazendo seu trabalho em condições completamente precárias e com baixo salário.
4 – Em 2010, as escolas vão continuar oferecendo estas oficinas? Na matricula de dezembro o aluno vai ter a opção de oficinas para ele freqüentar a partir de fevereiro? As escolas podem oferecer diversas oficinas e o governo garante a estrutura física e material pedagógico, como piscina, teatro, salão para dança, para música, laboratório de línguas, etc.

A comunidade escolar e a sociedade civil catarinense estão discutindo a educação na Conferencia Nacional de Educação, onde mais de 25 mil pessoas participaram da etapa municipal em todos os municípios, mais de 8 mil estão participando das etapas regionais e mais de mil pessoas participarão da etapa estadual em outubro. A margem de todo este debate vem os programas temporários sem a garantia de continuidade, elaborados em gabinetes sem a participação da comunidade, com objetivos escusos e sem contribuir para o processo ensino aprendizagem. Tem dinheiro sobrando e estão “arranjando” uma forma de aplicá-lo, só pode ser esta a justificativa.
A Educação não pode mais ficar a mercê de políticas personalistas, temporárias, escusas e sem preocupação com o processo ensino aprendizagem das escolas.

Professora da Rede Pública Estadual
Diretora CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação
Conselheira do Conselho Estadual de Educação SC
Coordenadora CONAE - Conferencia Nacional de Educação em SC
RG 691.791 tel 9961 6113 martavanelli@hotmail.com

Um comentário:

Edirlane Senna disse...

Mais uma vez temos a prova concreta que estamos em uma Oligarquia desgovernada.

É óbvio que este programa visa a eleição como as tantas bolsas que existem por aí.
Não é bondade do governo oferecer bolsa-família aos mais carentes é interesse puro: o voto na urna.

A grande massa brasileira é alienada e não conhece preceitos básicos como a cidadania.
Ter cidadania não é só ter direto a coisas básicas como o voto, a saúde ou a educação.

É ter serviços públicos de qualidade e mais, é ter qualificação, oportunidade de melhorar a sua situação social através de meios lícitos.

Estas "gorjetas", "esmolas" dadas pelo governo custam caro à nação.
Não só em termos de dinheiro, mas em atraso social.
Podemos até usar a máxima popular de que: "É mais fácil ganhar o peixe do que aprender a pescar."

Me perdoem os beneficiados pelos programas sociais do governo federal, mas eu acredito e defendo a idéia de que estes valores seriam de mais valia se aplicados na educação ou mesmo na saúde.

Este programa do governo estadual segue a mesma lógica eleitoreira.

Por que criar um programa destes em setembro?
A escola não foi avisada, simplesmente eles decidiram e pronto. Ok! Até aí, vamos defender o governo.

Mas por que não lançaram isso no início do ano, para a escola se preparar? Será que estes professores contratados para este programa são realmente qualificados para exercerem as suas funções?
Será que existe um respaldo legal?

Nossos professores estão em sua maioria mal-remunerados, desmotivados e sem material de qualidade para suas aulas.

Será que este dinheiro do Programa de Atividades Extra-curriculares não seria melhor empregado, neste momento, em cursos de qualificações ou mesmo em salários para os professores?

São apenas alguns pontos de reflexão que merecem atenção...

Acho que no surgimento de idéias opostas cria-se o debate. É a partir dele que se faz a diferença.

Grandes soluções sempre surgem quando existe o diálogo...